MEDITAÇÃO
Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.
Tiago 5.12

NOSSA HISTÓRIA
No dia 23 de julho de 1995 o Uruguai venceu o Brasil nos pênaltis e ficou com o título da Copa América. O estádio Centenário em Montevidéo estava lotado e o torcedor uruguaio fez uma festa tão grande que, mesmo pela TV, encantou um jovem brasileiro de 23 anos na época. Inspirado no torneio continental aquele jovem, esse que vos escreve hoje e bem veterano agora, resolveu reuniu algumas das principais igrejas da região e criou a Copa Americana de Futebol Presbiteriano, nome que homenageia a cidade que até hoje sedia os jogos da competição. No dia 7 de outubro daquele ano Monte Carmelo e Jardim América fizeram no Estádio Municipal Victório Scuro o primeiro jogo da história com um emocionante empate em 2x2.

Apenas três times participaram da primeira temporada e o Monte Carmelo de Americana ficou com o título. Em 1996 já eram seis times entre presbiterianos, nazarenos e quadrangulares. Em 1997 o número sobe para nove e novas denominações participam. A competição teve então seu nome alterado para Copa Americana de Futebol, alcunha utilizada até os dias atuais.

A competição é carinhosamente chamada de Paulistão Evangélico, afinal, times de todas as regiões do Estado de São Paulo participam dos jogos. Além de Americana, as cidades de Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Limeira, Hortolândia, Sumaré, Campinas, Araras, Jundiaí, Sertãozinho, Atibaia, Guarulhos, Osasco, Lençóis Paulista e até a capital São Paulo têm ou tiveram times atuando em nossos gramados. É a mais tradicional competição evangélica nacional. São mais de duas décadas de temporadas consecutivas de jogos, por isso, a Copa Americana é uma referência no meio cristão por sua excelência, organização, atrativos e objetivos e é inclusive embriã de várias outras competições cristãs pelo Brasil.

Desde 2005 também faz parte do calendário de jogos a Recopa Americana, competição que reúne as melhores equipes da Copa anterior. Com isso temos todo ano dois campeões estaduais. De 2008 a 2011 a UEFE em parceria com a carioca BSA3 organizou a Copa Rio x SP, a primeira competição evangélica interestadual do Brasil. Os campeões da Copa e da Recopa disputaram com os campeões cariocas o título interestadual. Cada edição foi disputada alternadamente em um estado com clima e organização de futebol profissional.

Este site contém informações sobre temporadas, times e está à disposição do torcedor e do atleta com desempenho, ranking, estatísticas, elencos, fotos, uniformes, distintivos, downloads e muito mais. A Copa Americana também está presente nas principais redes sociais e utiliza a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. Inclusive, nossos regulamentos são baseados nos ensinamentos bíblicos sobre comportamento, disciplina, testemunho e respeito ao próximo.

Aproveite o site e bom divertimento. Deus te abençoe.

Henrique Silveira
Presidente UEFE

Voltar

Copyright ©
Todos os direitos reservados para UEFE